O IPAM, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, alerta o governo federal quanto ao apagão florestal que ocorrerá dentro dos próximos 20 anos.
Veja o gráfico abaixo que mostra o volume de madeira diponível no mercado brasileiro. O gráfico foi retirado do estudo que está disponível na íntegra em versão pdf.
Diante da tendência global do aumento da demanda por madeira é que verificamos a lentidão do governo no processo de desenvolvimento de uma economia florestal com políticas assertivas e estruturantes que estejam em sintonia com as necessidades futuras deste de mercado.
É nesse quadro que revela-se o importante papel do investidor privado neste setor florestal, integrando e prevenindo o desabastecimento deste mercado nos próximos anos.
Estima-se que haja mercado para uma produção de, no mínimo, 21 milhões de m3/ano. Logo, em um ciclo de manejo de 30 anos, a área total necessária para atender, continuamente, à demanda de mercado seria de 36 milhões de ha.
Para manter esta capacidade de produção do país, de forma sustentável nos próximos anos, considera-se em grande parte o uso das áreas privadas.
De acordo com o relatório, o Brasil é o segundo maior produtor mundial de madeira tropical e o terceiro país exportador de madeira serrada, tendo assim uma posição forte já estabelecida no mercado mundial e com enormes vantagens competitivas.
O Mogno Africano (Kaya ivorensis) é uma ótima oportunidade de investimento neste cenário pois tem um ótimo retorno sobre o investimento.
Entre em contato com a Mudas Nobres e tenha seu investimento nas mãos de competentes profissionais.
[email protected] ou (62) 3208 6915.