Já se perguntou por que o eucalipto cresce tão rápido e ainda sim se fala tanto em plantio de mogno africano? A Mudas Nobres avaliou os custos de plantio e valor de venda das duas madeiras e apresenta para você os resultados.
O eucalipto e o mogno africano tem usos diferentes no mercado nacional e internacional. O eucalipto é utilizado para produzir pasta de celulose, carvão vegetal, compensados e madeira serrada. Já o mogno africano é utilizado em movelaria fina, portas, portais, decoração de interiores, construção naval, lambris.
O eucalipto é uma madeira que dá rápido resultado no plantio, com apenas 6 anos, 1 hectare rende aproximadamente 350 m³ de madeira. Já o mogno africano é melhor vendido com 15 anos de idade e 1 hectare rende aproximadamente 300 m³ de madeira serrada.
O valor do metro cúbico do mogno africano, segundo cotação de março de 2013, é de 2.500 reais aos 15 anos de idade. Já o Eucalipto tem seu metro cúbico estere vendido a 77,50 reais.
O mogno africano requer mais cuidado ao longo do plantio e ainda sim rende mais. O custo por hectare de mogno africano é de 131.816,73 reais em estimativa feita pela Mudas Nobres, incluindo impostos e processamento industrial. O eucalipto tem custo de 22.559,84 reais por hectare.
Na ponta do lápis, o rendimento líquido de 1 hectare de mogno africano é de cerca de R$ 35.000,00 /ha / ano e o do eucalipto é de R$ 760,00 /ha / ano.
Em escala, o rendimento líquido final do mogno africano é 47 vezes maior que o do eucalipto. O preço de venda por metro cúbico do mogno africano também é maior, cerca de 32 vezes mais que o eucalipto.
Apesar do maior investimento temporal e financeiro, o plantio do mogno africano se mostra mais lucrativo para quem tem o tempo a seu favor.
Entre em contato conosco para buscarmos a melhor solução em plantio de floresta para você: (62) 3208 6915.