nov 26, 2013
Na última semana, dia 21 de novembro, o professor pesquisador Evandro Novaes da UFG, trouxe uma de suas turmas para visitar o viveiro da Mudas Nobres.
Durante a visita os alunos puderam ver a evolução da pesquisa de melhoramento genético do mogno africano que está sendo desenvolvida pela parceria entre Mudas Nobres e Universidade Federal de Goiás.
Os alunos tiveram contato com experiência de longa data da equipe técnica da Mudas Nobres e aprenderam um pouco mais sobre o processo de produção de mudas de mogno africano.
A pesquisa já está em desenvolvimento há alguns anos e já mostra resultados nas versões mais recentes das mudas vendidas pela Mudas Nobres.
{galeria}visita-alunos-ufg{/galeria}
nov 18, 2013
Foi realizado na manhã de quarta-feira, 30.10, o lançamento da publicação Diretrizes Técnicas (nº 15) para cultivo do Mogno Africano (Khaya ivorensis), uma nova opção de cultura e investimento tanto para o setor madeireiro, como para produtores rurais.
Fruto da necessidade do Banco do Brasil e do Centro das Indústrias Produtoras e Importadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem), a diretriz técnica é um pré-requisito para viabilização de financiamentos, por isso o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), atentos aos anseios do ramo madeireiro do estado, elaboraram, com a ajuda dos técnicos e outras instituições e iniciativa privada, essa diretriz. “Ao viabilizar este financiamento, os pequenos produtores poderão ser beneficiados também com uma nova cultura a ser praticada”, afirmou o engenheiro florestal da Empaer Antônio Rocha Vital, um dos responsáveis pela elaboração da diretriz técnica.
(mais…)
nov 12, 2013
O 1º Congresso Florestal do Tocantins acontece do dia 19 a 21 de novembro de 2013 e traz a proposta de discutir a expansão do setor, e os desafios para o seu desenvolvimento sustentável, sensibilizando e esclarecendo sobre as oportunidades representadas por este novo cenário sócio-econômico, além de mostrar a tecnologia de ponta disponível para a produção do setor florestal e estimular o incremento da produção.
O congresso, que ocorre paralelamente à 1ª Mostra de Produtos, Máquinas e Serviços Florestais da Região do MATOPIBA, é uma realização do Governo do Estado do Tocantins, por meio da Seagro, em parceria com a Associação dos Reflorestadores do Tocantins (Aretins) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A programação conta com mesas redondas, palestras, cursos, workshops e visita técnica, visando atender 1.500 pessoas nos três dias de evento. Além de produtores, acadêmicos e técnicos, estarão presentes 20 expositores, consultores, prestadores de serviço e investidores.
A Mudas Nobres leva ao evento todo seu conhecimento, pesquisa e tecnologia para cultivo de mogno africano e estará disponível para um bate-papo em um stand no evento.
No dia 21, o Sócio-Diretor da Mudas Nobres, Canrobert Tormin, realizará palestra sobre a “Produção de Mogno Africano” as 10 horas da manhã.
Mais informações e programação completa podem ser encontradas no site do evento: www.tocantinsflorestal.com.br
nov 8, 2013
Nos dias 21 a 23 de maio de 2014, em Mogi Guaçu – São Paulo, acontecerá a 3ª Expoforest, Feira Florestal Brasileira. A ExpoForest já é considerada uma das grandes feiras mundiais do setor florestal e foi aceita como membro aspirante da Forestry Demo Fairs (FDF), rede internacional de feiras dinâmicas que garantem uma elevada segurança e níveis de qualidade para visitantes e expositores.
A Expoforest é uma feira focada em máquinas, equipamentos, insumos e tecnologia voltada para a produção de madeira de florestas plantadas. O público visitante é altamente especializado, incluindo técnicos, engenheiros, gerentes e diretores que atuam nas empresas de base florestal da América Latina e diversos outros países.
A ExpoForest conta com o apoio das maiores empresas brasileiras do ramo, como a Mudas Nobres, sendo um excelente local para negócios e lançamentos de novos produtos. Durante a edição de 2011 foram registrados, mais de 100 milhões de reais em negócios.
Dois dias antes da feira, acontecerão também os dois já tradicionais eventos técnicos do setor, o XVII Seminário de Atualização de Sistemas de Colheita de Madeira e Transporte Florestal e o 3º Encontro Brasileiro de Silvicultura, na cidade de Campinas, SP.
A equipe de profissionais e engenheiros da Mudas Nobres, sempre buscando difundir suas técnicas e pesquisas, não poderia deixar de participar de um evento tão importante como este para o setor.
As inscrições, que ainda serão abertas, vão ser realizadas online. Veja todas as informações e preços para a feira e também para os eventos técnicos visitando o site do evento: www.expoforest.com.br