Imprimir

O que esperar do mercado de Mogno Africano

Os plantios de Mogno Africano no Brasil ainda não alcançaram idade de corte e escala de produção, o que tem impossibilitado sua comercialização normal no país, mas algumas informações ajudam a traçar um panorama de mercado.

A semelhança entre a madeira do Mogno Africano (Khaya ivorensis) e do Mogno Brasileiro (Swietenia macrophilla) tanto na aparência quanto nas características físicas da madeira tendem levar a substituição do Brasileiro, hoje com corte proibido e com exportações suspensas, pelo Mogno Africano, espécie exótica, sem restrição de corte e com livre acesso ao mercado europeu e americano.

O mercado da madeira do Mogno Africano é seguro, pois a mesma já é consagrada internacionalmente por suas características físicas e mecânicas. A cotação no mercado internacional varia de 580 a 690 euros por metro cúbico, FOB em Gana –África. (Fonte Boletim ITTO).

O aumento da renda familiar no Brasil aumentou de forma significativa o número de famílias com capacidade de consumo de bens de maior valor no país, o que elevou o consumo de produtos de luxo, situação que se enquadra os móveis feitos de Mogno.

O mercado de madeiras nobres no Brasil têm se mantido aquecido. De 2002 a 2007 houve um aumento de 83% no preço das madeiras (fonte CEPEA), enquanto o preço das comodites agrícolas e de frutas vem variando, com as atividades oscilando entre o lucro e o prejuízo.

Com a queda nas bolsas de valores em 2008, houve desvalorização da maioria das commodities, inclusive madeira de eucalipto e carvão. Entretanto, a cotação das madeiras nobres se manteve inalterada no mercado nacional e internacional (Boletim ITTO).

Estudos afirmam que cerca de 70% da madeira que sai da floresta amazônica é clandestina. O impacto do desmatamento descontrolado e a intensificação da fiscalização pelos órgãos ambientais levaram a diminuição da oferta de madeira, e como conseqüência, um aumento nos preços das mesmas. 

Segundo pesquisa do IPAM estamos caminhando para um apagão florestal. Todo este contexto faz do Mogno Africano, Khaya Ivorensis, um ótimo investimento.

Entre em contato com O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou (62) 3296-2006.

Deixar seu comentário

Post comment as a guest

0
Your comments are subjected to administrator's moderation.
termos e condições.

Pessoas nesta conversa

Contato

  • 55 62 3208 6915
    62 99124 5912
  • Horário de Funcionamento: das 08 às 11h30 e das 12h42 às 17h de segunda a sexta
  • Rodovia GO 010, KM 6.5, Zona Rural, Goiânia, Goiás

Receba em seu e-mail

Informativo Mogno Africano