Imprimir

Mudas Nobres leva plantio de mogno africano à Moçambique

plantio mogno africano africa

Mudas Nobres com membros da comunidade que trabalhará com o plantio de Mogno Africano em Chokwe

Empresa goiana é escolhida por investidores internacionais para consultoria e assessoria no plantio de 2.500ha da espécie em Chokwe

A expertise no cultivo de mogno africano levou os engenheiros agrônomos da Mudas Nobres a uma viagem para Moçambique em novembro. Eles estiveram em Chokwe (a 225 km de Maputo, capital do país), conhecendo a área onde o grupo Nyala Investments irá realizar o plantio da espécie para abastecer o mercado internacional de madeiras nobres.

A empresa goiana foi selecionada para prestar consultoria e assessoria no plantio de Mogno Africano ao longo de todo o projeto: partindo da limpeza da área, preparo de solo, definição dos talhões, supervisão do planejamento de irrigação, plantio e condução das florestas, incluindo o treinamento de técnicos no Brasil e em Moçambique para acompanhamento no local o plantio, que deve ter um ciclo de 15 anos. Essa primeira viagem foi realizada com o propósito de conhecer a vegetação nativa, a topografia, os recursos hídricos, as comunidades locais, bem como coletar amostras de solo para análise de fertilidade.

coleta amostra de solo mogno africano africa

Equipe Mudas Nobres na coleta de solo

“Depois de outros contatos com empresas do segmento florestal no Brasil e de várias trocas de informações e consultas à nossa empresa, o engenheiro agrônomo português Francisco Gusmão nos visitou e pudemos lhe mostrar o nosso diferencial: uma forte atuação na pesquisa, incluindo melhoramento genético, nutrição, uso de herbicidas e irrigação. Depois desta visita, fechamos a parceria para colaborar na implantação do projeto”, conta engenheiro agrônomo João Augusto da Silva, sócio da Mudas Nobres.

analise pedologica mogno africano africa

Mudas Nobres realiza Análise Pedológica do solo para plantio de Mogno Africano

Para ele, esse é um momento bastante significativo para a empresa goiana. “Além da transferência de tecnologia, estamos estudando a viabilidade de exportar mudas clonais, oriundas de árvores superiores selecionadas, propiciando o retorno do material melhorado para o continente africano, sua terra de origem. Isso significa muito para nós, pois é o reconhecimento de todo o trabalho que fizemos até aqui”, comentou.

Às margens do Rio Limpopo – o mais importante da região – serão cultivados 2.500 ha de mogno africano, divididos em 3 glebas. A implantação ocorrerá ao longo de cinco anos, começando pela avaliação da fertilidade do solo e, em seguida, pela limpeza da área. Apesar de ter o continente como habitat natural, a planta da espécie khaya ivorensis tem sido pesquisada e passado por melhoramento genético no Brasil e a Mudas Nobres é pioneira neste processo, diferencial que foi decisivo na escolha da empresa para parceria no projeto.

Com a visita ao território moçambicano, os engenheiros agrônomos João Augusto e Canrobert Tormin, da Mudas Nobres, puderam aumentar sua rede de contatos e viabilizaram o início de estudos sobre o plantio de mogno africano em terrenos nativos, altamente férteis ao conhecerem o trabalho do Instituto de Investigação Agrônoma de Moçambique (IIAM). Também tiveram a oportunidade de visitar empresas de irrigação e de máquinas e implementos agrícolas em Maputo e na África do Sul. “O projeto de implantação de mogno africano em Moçambique nos motiva continuar persistindo nos trabalhos de pesquisa no Brasil para buscar soluções inovadoras”, comentou João Augusto.

Próximos passos

Depois do resultado da análise laboratorial de fertilidade do solo, será elaborado o relatório para os investidores da Nyala Investments, apresentando as variáveis necessárias para viabilidade da proposta: preparo do solo, plantio, infraestrutura, mão-de-obra, aspectos sociais e de gestão. A etapa seguinte será de elaboração do projeto executivo e seu cronograma, o que inclui a ida dos agrônomos da Mudas Nobres para prestação de assessoria em Moçambique. São estimadas quatro visitas ao ano nos dois primeiros anos e outras duas anuais nos três anosseguintes.

Os resultados da parceria com Nyala Investments serão positivos para os clientes da Mudas Nobres que ganharão com a ampliação da rede de contatos com produtores e do mercado consumidor de madeira nobre, bem como com a troca de tecnologia e das pesquisas científicas a serem feitas em Moçambique, garantindo um melhoramento contínuo das mudas produzidas ecultivadas.

Mudas Nobres – Há uma década no setor de reflorestamento, a empresa goiana Mudas Nobres é pioneira no Brasil em venda de mudas de mogno africano em escala comercial e em pesquisas privadas no cultivo da espécie: nutrição, manejo, seleção de herbicidas, controle de pragas e doenças, irrigação e melhoramentogenéticos.

A empresa mantém projetos de pesquisa em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e em projetos informais com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba, Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) em Ilha Solteira, Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Universidade Federal de Viçosa (UFV).Atualmente,a Mudas Nobres tem clientes em 22 estados e também no Distrito Federal.

Mudas Nobres têm entre seus objetivos gerir e difundir informações aos vários segmentos do setor de florestas plantadas: técnicas industriais, comerciais e econômicas, fornecendo a seus clientes e investidores em florestas de espécies tropicais nobres, subsídios para atuar de forma sustentável e rentável.

 

Deixar seu comentário

Post comment as a guest

0
Your comments are subjected to administrator's moderation.
termos e condições.
  • Nenhum comentário encontrado

O que fazemos

assistencia-mogno-africano.pngAssistência Técnica
Um dos principais diferenciais de nossa empresa é a assistência técnica. Estamos aptos a prestar a nossos clientes acompanhamento na implantação de suas florestas, desde a interpretação dos resultados de análises de solo, passando por recomendação de adubação, escolha de espécies, plantio e condução florestal. 
mudas-mogno-africano.pngMudas de Mogno Africano
A Mudas Nobres produz mudas clonais de altíssima qualidade. Seu desempenho é superior as mudas seminais, ou seja, ela cresce mais nos primeiros anos tanto em altura quando em diâmetro.
reflorestamento.png Consultoria em plantio e reflorestamento
Elaboramos o projeto de plantio na área desejada e fazemos os levantamentos necessários para o sucesso do seu negócio.
pesquisa-mogno-africano.png Pesquisa
A Mudas Nobres além de realizar pesquisas independentes, tem parceria com empresas e universidades para pesquisas na área florestal. A Universidade Federal de Goiás é uma das entidades com quem realizamos pesquisas há cerca de 5 anos.