Mudas de Cacau
A implantação de novas áreas de produção de cacau, na região do cerrado e mesmo em regiões semiáridas, com a utilização de irrigação, e possibilidade de intensificação da mecanização de parte das operações / serviços a serem realizados, vem se mostrando tecnicamente viável e rentável, em alguns casos superando a produtividade das áreas tradicionais, Sul da Bahia e Amazônia. A possibilidade de se utilizar outras culturas, de forma consorciada, quer seja de forma temporária ou definitiva, também se mostrou técnica e economicamente viável, otimizando o fluxo de caixa e diluindo os custos.
Vale ressaltar que a adoção de mais tecnologia, com a utilização de correção do solo, nutrição, irrigação, utilização de mudas clonais e manejo possibilitou a antecipação e homogeneização da produção, tornando mais previsível o fluxo de caixa da cultura.
A este movimento, aliou-se a recente alta dos preços internacionais do cacau, motivado por quebras na produção, por problemas fitossanitários, dos países da África Ocidental, Costa do Marfim, Gana, Nigéria e Camarões, responsáveis por mais de 70% da produção mundial, elevando sensivelmente a rentabilidade desta cultura. Este cenário deve se manter por muitos anos, face as peculiaridades da implantação e condução da cultura.