Imprimir

Origem e características do Mogno Africano

Mogno Africano é o nome comum dado a várias espécies do gênero Khaya, no Brasil são plantadas três delas:

Khaya ivorensis- A. Chev 1909. Ocorrência natural na África Ocidental, Costa do Marfim, Gana, Togo, Benin, Nigéria e Sul de Camarões.
Khaya anthotheca – (Welw) C. DC 1878 . Ocorrência natural – Tailândia, Tanzania.
Khaya senegalensis – (Desr.) A. Juss 1830 – Ocorrência natural no Mali, Senegal, Norte de Camarões, Uganda e Sudão.

Características

É uma árvore de porte elevado, caducifólia (cai as folhas na seca) nos climas áridos, atingindo na natureza alturas de 40 m a 50 m e DAP (diâmetro na altura do peito) de até 200 cm. O caule é retilíneo, isento de ramificações até 30 m de altura e o sistema radicular tabular é bastante vasto. É uma planta heliófila, tolerante a sombra durante a fase jovem, o que possibilita seu plantio consorciado com espécies já estabelecidas, em produção ou mesmo em fim de ciclo.

O Mogno Africano tem uso comercial bastante diversificado, devido às características tecnológicas e à beleza da madeira. A madeira é de elevada durabilidade, fácil de trabalhar e secar, porém de difícil impregnação. O alburno tem coloração marrom-amarelada e o cerne marrom-avermelhado.

O Mogno Africano é usado em movelaria, faqueado, construção naval e em sofisticadas construções interiores. O mercado europeu, seu maior consumidor importa, principalmente, a madeira da espécie Khaya ivorensis.

Alem de ter rápido crescimento, Khaya ivorensis e Khaya anthotheca tem o fuste mais retilíneo, isento de ramificações até a uma maior altura. Exigem precipitações anuais acima de 1.200 mm.

Khaya senegalensis, é mais resistente a seca, tende a entortar mais, ramificando mais cedo, em menor altura, apresentando desenvolvimento mais lento. É indicado para regiões com déficit hídrico muito acentuado, índice pluviométrico abaixo de 800 mm.

Destas espécies, a mais procurada no mercado internacional, por sua beleza, qualidade e características da madeira é o Mogno Africano de espécie Khaya ivorensis.

Deixar seu comentário

Post comment as a guest

0
Your comments are subjected to administrator's moderation.
termos e condições.
  • Nenhum comentário encontrado

Contato

  • 55 62 3208 6915
    62 99124 5912
  • Horário de Funcionamento: das 08 às 11h30 e das 12h42 às 17h de segunda a sexta
  • Rodovia GO 010, KM 6.5, Zona Rural, Goiânia, Goiás

Receba em seu e-mail

Informativo Mogno Africano