Imprimir

Plantio de mogno africano rende até 47 vezes mais do que o eucalipto

mogno africano x eucalipto

Já se perguntou por que o eucalipto cresce tão rápido e ainda sim se fala tanto em plantio de mogno africano? A Mudas Nobres avaliou os custos de plantio e valor de venda das duas madeiras e apresenta para você os resultados.

O eucalipto e o mogno africano tem usos diferentes no mercado nacional e internacional. O eucalipto é utilizado para produzir pasta de celulose, carvão vegetal, compensados e madeira serrada. Já o mogno africano é utilizado em movelaria fina, portas, portais, decoração de interiores, construção naval, lambris.

O eucalipto é uma madeira que dá rápido resultado no plantio, com apenas 6 anos, 1 hectare rende aproximadamente 350 m³ de madeira. Já o mogno africano é melhor vendido com 15 anos de idade e 1 hectare rende aproximadamente 300 m³ de madeira serrada.

O valor do metro cúbico do mogno africano, segundo cotação de março de 2013, é de 2.500 reais aos 15 anos de idade. Já o Eucalipto tem seu metro cúbico estere vendido a 77,50 reais.

O mogno africano requer mais cuidado ao longo do plantio e ainda sim rende mais. O custo por hectare de mogno africano é de 131.816,73 reais em estimativa feita pela Mudas Nobres, incluindo impostos e processamento industrial. O eucalipto tem custo de 22.559,84 reais por hectare.

Na ponta do lápis, o rendimento líquido de 1 hectare de mogno africano é de cerca de R$ 35.000,00 /ha / ano e o do eucalipto é de R$ 760,00 /ha / ano.

Em escala, o rendimento líquido final do mogno africano é 47 vezes maior que o do eucalipto. O preço de venda por metro cúbico do mogno africano também é maior, cerca de 32 vezes mais que o eucalipto.

Apesar do maior investimento temporal e financeiro, o plantio do mogno africano se mostra mais lucrativo para quem tem o tempo a seu favor.

Entre em contato conosco para buscarmos a melhor solução em plantio de floresta para você: (62) 3296-2006.

 

Deixar seu comentário

Post comment as a guest

0
Your comments are subjected to administrator's moderation.
termos e condições.

Pessoas nesta conversa

Carregar Comentários Anteriores
  • Olá Márcio!
    Não trabalhamos com nim indiano e não temos nenhuma informação sobre ele.
    Já sobre o mogno africano temos gráfico de rendimento e gráfico comparativo com plantio de eucalipto.

    0 Curtir
  • Visitante - carlos

    Bom dia
    Qual o terreno ideal para o cultivo do mogno africano? E qual a distancia entre uma e outra muda?

    0 Curtir
  • A distância indicada é de 5x5m. O solo tem que ser avaliado para confirmação.
    É necessária precipitação de 1.200mm/ano.

    0 Curtir
  • Visitante - MANOEL MENDONÇA DE SOUZA

    OLHA ME INTERESSEI MUITO PELA ATIVIDADE, VOU ESTUDAR MAIS SOBRE O ASSUNTO. E ME PREPARAR PARA ESTE INVESTIMENTO. ME INSCREVI PRA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES. OBRIGADO!

    0 Curtir
  • Visitante - Gustavo

    Oi, gostaria de receber mais informações sobre o mogno africano e outras especies para longo prazo (15 a 20 anos). Quero, a princípio começar com 10 hectares. Minha propriedade é no norte de Minas. Mande também por favor, valor das mudas. E sobre a documentação, é complicada a liberação ? agradeço desde já. Abraço

    0 Curtir
  • Gustavo,
    Temos uma página de perguntas e respostas que vai te ajudar nesta dúvida: http://mudasnobres.com.br/perguntas-e-respostas-tire-suas-duvidas-sobre-o-mogno-africano
    E também uma planilha com 3 cenários de cultivo do Mogno Africano: http://mudasnobres.com.br/investimento-mogno-africano

    Quanto as demais dúvidas entre em contato com um de nossos técnicos (62) 8509-9006.

    0 Curtir
  • Visitante - florisvaldo ribeiro

    ola e que eu contratei uma empresa para fazer um financiamento para fazer um plantiu de 70 he e ja fez 1 ano e tres meses e ate agora não tenho resposta,quero saber se isto demora mesmo para ser aprovado.

    0 Curtir
  • Indicamos que entre em contato com eles. Somente a empresa contratada poderá te informar o andamento do processo e o motivo da demora.

    0 Curtir
  • Visitante - José Carlos

    Estes números estão extremamente superestimados, não tem o menor sentido estes rendimentos e preços mostrados. O mogno não vai render 300 m3 por ha de madeira serrada, para isso ele teria de crescer mais que o eucalipto, pois existe uma perda muito grande no processo de serraria.

    0 Curtir
  • Olá José Carlos!
    Esta tabela se baseia no melhor cenário de plantio: todos os cuidados ao longo do processo de cultivo do mogno africano.
    Vamos publicar aqui 3 cenários e um deles vai ser considerando baixos cuidados ao longo do processo e neste caso o rendimento não será como a tabela que vê acima.

    0 Curtir

Contato

  • 55 62 3208 6915
    62 99124 5912
  • Horário de Funcionamento: das 08 às 11h30 e das 12h42 às 17h de segunda a sexta
  • Rodovia GO 010, KM 6.5, Zona Rural, Goiânia, Goiás

Receba em seu e-mail

Informativo Mogno Africano