Imprimir

Quais as diferenças entre as espécies de mogno africano: khaya ivorensis e khaya senegalensis?

I-workshop-mogno-africano-012As duas espécies são conhecidas como Mogno Africano assim como seus demais "primos" do gênero Khaya.

A Khaya senegalensis possui madeira clara, densa e dura. Ela apresenta grã reversa, sua madeira pode arrepiar. A vantagem é que ela é mais tolerante a seca e aceita índices pluviométricos de 700mm/ano. Ao longo do tempo de plantio ela necessita de desrama sistemática para se desenvolver bem.

Khaya ivorensis possui a madeira mais parecida com o Mogno Brasileiro (Swietenia macrophylla), tanto nas qualidades físicas quanto na aparência e tem ótima aceitação de mercado. Seu valor final é 30% maior que a senegalensis. Ela exige índice pluviométrico acima de 1.300mm/ano mas normalmente não precisa de desrama, esta operação é eventual.

A khaya ivorensis também é cerca de duas vezes mais produtiva do que a senegalensis. Em levantamento feito pela Universidade de Lavras em Iraí de Minas, unidades da khaya ivorensis 3 meses mais novas que a khaya senegalensis foram 2,7 vezes mais produtivas.

A Mudas Nobres portanto indica e conduz pesquisas com a espécie khaya ivorensis. Com o objetivo de ampliar a oferta de mudas de mogno africano a Mudas Nobres produz mudas clonais para clientes, investidores e produtores.

Deixar seu comentário

Post comment as a guest

0
Your comments are subjected to administrator's moderation.
termos e condições.

Pessoas nesta conversa

  • Visitante - leonardo

    Quais sao as diferenças físicas nas mudas das diferentes especies de mogno africano ( cor das brotações etc. )

    0 Curtir
  • Olá Leonardo!

    A diferença está no formato da folha. A Khaya Ivorensis tem a folha mais arredondada, próxima da folha de mangueira. A Khaya Senegalensis tem a folha mais fina.

    0 Curtir
  • Visitante - Marcilon Ataides

    Bom dia Amigo,
    gostaria de tirar uma duvida, estou estudando a viabilidade de fazer uma pastagem irrigado de tifton em 5 Ha, e gostaria de conhecer melhor o processo de agro floresta, tenho ideia de instalar os aspersores de 15 x 15 metros e entre eles viria as plantas mogno africano ou eucalipto, minha duvida e se a sombra não vai prejudicar o desenvolvimento da pastagem lembrando que só teria um planto 15 em 15 metros nos 5ha teria 200 arvores. o que me diz? sendo irrigado as plantas recebera os nutrientes e umidade de grama. e que desvantagem terei? , qual seria o ciclo de corte para elas?

    0 Curtir
  • Olá Marcilon!
    Neste caso entre em contato pelo e-mail sac@mudasnobres.com.br ou telefones (62) 3208-6226, (62) 3208-6220, (62) 3208-6915. Assim poderemos prestar assessoria técnica para seu plantio.

    0 Curtir
  • Visitante - paulo sergio

    gostaria de saber qual a época de plantio, quantas mudas se planta por hectare ?
    qual o valor das mudas? e se dão assistência técnica. obrigado,

    0 Curtir
  • Cada muda custa R$5,00 reais. Cada hectare precisa de 400 mudas de mogno africano.
    Damos total Assistência técnica. Temos assistência inicial para o plantio e assistência avulsa durante o processo.

    Entre em contrato com 62 3296 2006 ou sac@mudasnobres.com.br

    0 Curtir
  • Visitante - Carlos Alberto de Oliveira Sousa

    Boa noite.
    Com relação a pragas e doenças, como se comportam os mognos Senegalensis e Ivorensis? Me informaram que o Senegalensis é mais resistente e que não tem pragas e doenças que tenham gravidade. Por outro lado, o Ivorensis teria uma doença preocupante, envolvendo mariposa e fungos que danificam a madeira através de um "pescoço" negro que se forma na árvore. Outros falam em Cancro, que danificaria a madeira também. Poderia me informar com certeza qual a variedade mais
    aconselhável? Obrigado.
    Att.
    Carlos Alberto.

    0 Curtir
  • Indicamos a Khaya Ivorensis.

    0 Curtir

Contato

  • 55 62 3208 6915
    62 99124 5912
  • Horário de Funcionamento: das 08 às 11h30 e das 12h42 às 17h de segunda a sexta
  • Rodovia GO 010, KM 6.5, Zona Rural, Goiânia, Goiás

Receba em seu e-mail

Informativo Mogno Africano